Aumento dos pedágios em SP: valores, tarifas e tabela de preços

A partir da zero hora desta quarta-feira, 1º de julho de 2009, as tarifas de pedágio das rodovias concedidas do Estado de São Paulo serão reajustadas. Para as concessões efetivadas entre 1998 e 2000, com base no IGP-M,


 o reajuste é de 3,64% (índice acumulado no período de junho de 2008 a maio de 2009), 68% inferior ao do ano passado. Já nos contratos novos, assinados entre 2008 e 2009 - na segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias - o índice adotado foi o IPC-A, com reajuste de 5,19% (no mesmo período). Para visualizar a tabela completa de reajustes acesse:http://www.artesp.sp.gov.br/download/artesp_tarifas_pedagios_julho_2009.pdf.


veja como ficou antes e depois do aumento:

MunicípiosAntes do aumentoDepois do aumento
São José dos CamposR$ 6,70R$ 7,00
Campos do JordãoR$ 8,40R$ 8,75
SantosR$ 17,80R$ 18,50
SorocabaR$ 12,30R$ 13,05
Presidente PrudenteR$ 58,20R$ 61,00
BauruR$ 42,20R$ 44,20
CampinasR$ 12,20R$ 12,70
Ribeirão PretoR$ 41,70R$ 43,35
São José do Rio Preto



Em relação à adoção do IPC-A nos contratos mais recentes, o mesmo foi escolhido porque é o índice oficial de inflação do país e o que reflete melhor o custo de vida do consumidor.


Cada praça de pedágio efetua a cobrança de um determinado trecho rodoviário (em quilômetros) denominado TCP (Trecho de Cobertura do Pedágio) que é multiplicado pelo valor da tarifa quilométrica. O resultado do cálculo, realizado pela ARTESP de acordo com os contratos de concessões, implica no arredondamento dos centavos.


 Assim, entre 0,01 e 0,049, ajusta-se o valor para baixo; entre 0,05 e 0,09, ajusta-se para cima. Em razão desses arredondamentos, 63% das praças de pedágio sofrerão reajustes efetivos abaixo dos índices aplicados e quatro não terão aumento: Diadema e Eldorado, na Rodovia dos Imigrantes (SP 160); Sorocaba, na SP 075 e Rio Claro, na SP 191.


A tarifa quilométrica permite fracionar o pedágio das rodovias em diversas praças o que torna a cobrança mais justa, uma vez que os usuários pagam valores próximos ao percurso efetivamente utilizado.
Retorno dos pedágios




O pedágio é o principal recurso para investir na ampliação e modernização da malha concedida do Estado de São Paulo, o que inclui obras, serviços e manutenção. O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo já destinou R$ 10 bilhões para a ampliação e modernização de 5,2 mil quilômetros de rodovias e tornou as estradas paulistas as melhores e mais seguras do país, de acordo com recente levantamento da CNT (Confederação Nacional dos Transportes).


 Além dos investimentos realizados na malha rodoviária concedida, o modelo de concessão onerosa já alavancou recursos da ordem de R$ 2,7 bilhões em outorga para investimentos do Estado somente na 1ª Etapa do Programa. A segunda fase garantiu mais R$ 5,5 bilhões em outorga.


Na operação e manutenção da malha rodoviária concedida foram destinados R$ 7 bilhões dos recursos oriundos da arrecadação dos pedágios. Os investimentos viabilizam ainda a prestação de modernos serviços de socorro médico e mecânico, e já reduziram em 50,7% o índice de mortos nas rodovias concedidas.
Arrecadação de ISS-QN




Além dos investimentos nas rodovias, parte da arrecadação dos pedágios é destinada, com o recolhimento do ISS-QN aos 242 municípios paulistas cortados pelas rodovias concedidas. Desde 2000, essas Prefeituras receberam repasse de um bilhão de reais, verbas que podem ser destinadas, por exemplo, à recuperação de rodovias vicinais ou à saúde, educação e infra-estrutura urbana.

Resumo: Aumento dos Pedágios em SP. Valor do Pedágio 2011. Tarifa com novos valores pedágio em SP. Novo Pedágio reajuste anual em SP valores tabela de preço. tabelas com os preços do pedágio em SP. 

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